Um pouco de humor em conteúdo B2B?

Um pouco de humor em conteúdo B2B?
Fonte com autorização Startup101
Não estamos acostumados a usar humor no conteúdo dos canais do nosso negócio. Porque acreditamos que o nosso público pode considerar bastante grave.

Na verdade, este é um falso problema, por que devemos nos importar em produzir “bom conteúdo”, aqueles que têm autoridade, precioso e especialmente envolvente.

Todos os nossos concorrentes usam o próprio conteúdo e tentam encontrar novas maneiras de criar conteúdo que vai estimular os potenciais clientes. Para isso podemos pensar sobre o uso de humor, muito utilizado para criar conteúdo viral.

É evidente que não se trata apenas de fazer o público rir, mas tornar a nossa história mais verdadeira.

Humor: tão poderoso quanto o Storytelling?

Falei muitas vezes sobre Storytelling e a capacidade que tem de envolver o leitor, mergulhá-lo em um local e levá-lo a se aprofundar em nossa chamada à ação.
Se pensarmos sobre isso, o humor tem características semelhantes:

  • Tem um impacto sobre o bem cognitivo, emocional e fisiológico
  • Humaniza nosso conteúdo
  • Inspira confiança

Claramente a usar essa abordagem, ainda é preciso contar histórias, porque é através de uma história contada que chegamos ao público, por exemplo uma piada.

A adição deste componente em nosso conteúdo, ajuda o próprio conteúdo a ser mais difundido, mas jamais ceda ao uso de estereótipos sexuais, racistas (, …).

Portanto, não é fácil trazer humor em seu conteúdo corporativo … porque há dois riscos principais:

  1. Usar um tema que não faz rir
  2. Ofender o nosso interlocutor

Devemos usar o humor para convencer o público, utilizando a diversão para as verdadeiras perspectivas entre o escritor e o leitor, oferecendo um sorriso para manter o foco, tanto quanto possível em nosso conteúdo.

Você se lembra de seu professor favorito? Provavelmente é isso que ele usou quando foi te ensinar algo, a capacidade de entreter você enquanto explica toda a matéria. Temos que usar a mesma técnica para o nosso conteúdo B2B, tentando explorar:

  • Leitura agradável
  • Associação a um estado de prazer
  • Um sorriso para aumentar a possibilidade de interação

Isso serve para tornar o conteúdo menos chato, tirar sarro no status no Linkedin, tentando estabelecer umNOVO RELACIONAMENTO com o leitor.

Mas quais são as abordagens eficazes de usar humor?

Usar o humor para construir a confiança

Um bom exemplo é este vídeo do Hootsuite na série de Jimmy Kimmel “Media tweets”, que introduz o novo dashboard:

Usar o humor para criticar

O autor do post pode usar o humor para apontar uma falha, uma questão para manter a atenção do leitor. Uma técnica interessante de criticar um aspecto ou comportamento, talvez o nosso setor de atividade.

Usar o humor para demonstrar sua inteligência

A capacidade de rir e fazer rir, mesmo sem negligenciar questões complexas, é comumente reconhecida como uma parte da inteligência e pode servir para afirmar você e sua empresa.

Se os seus autores demonstram essas características, a marca será considerada “inteligente” e será ainda mais credível.

O conselho é tentar ser engraçado, mas sem forçar, mas tente ser atraente através das atitudes que lemos neste post.



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