Seis lições de marketing de grandes empresas para startups

Seis lições de marketing de grandes empresas para startups

Grandes marcas muitas vezes precisam agir como empresas de pequeno porte: assumir riscos, serem criativas e ágeis. Por outro lado, startups podem e devem aprender lições valiosas com empresas veteranas. Veja algumas práticas:


1. Experiência traz a vida para a marca

No passado, grandes marcas consideravam eventos ao vivo e patrocínios como algo importante para o mix do marketing. Recentemente, o pêndulo pendeu para outro lado, quando as empresas não obtiveram ROI suficiente. Porém, um evento bem executado pode provocar impressões muito boas na social media. Trata-se de estabelecer conexões emocionais com os consumidores, oferecer experiências que eles possam compartilhar. Não é só o evento, mas a amplificação dele.


2. Utilize real-time marketing

Sem necessariamente pagar pela mídia, é possível estabelecer conversas com a audiência. As grandes marcas estão ultrapassando os limites do possível ao ficarem ligadas a eventos populares e atuais.


3. Conte sua história com conteúdo original e convincente

Muitas grandes empresas estão investindo em seu próprio conteúdo. Para isso, contratam jornalistas para produzir content marketing e realizar uma curadoria daquilo que é relevante e interessante. É dizer ao consumidor: aqui está o que você precisa saber.

 
4. Seja tecnológico
Usar tecnologia para gerir um negócio e coletar e analisar dados custa menos do que há alguns anos. As pequenas empresas de hoje são mais sofisticadas na automação de marketing graças a ferramentas como Google Analytics.

 
5. Construa comunidades
Na campanha Pepsi Throwback, a Pepsi atraiu fãs dos anos 1980 com a edição limitada do refrigerante com açúcar, em vez do xarope de frutose pelo qual foi substituído depois. A marca fez referências a ícones pop da década, como Star Wars e De Volta Para o Futuro.

 
6. Construa estratégias
Brainstorming estratégico faz muito mais sentido para PMEs do que eleger a ideia da semana. Hoje, elas são bem mais intencionais sobre o que fazem.

 

Fonte: Proxxima 



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021