Retargeting: 8 dicas para campanhas digitais de sucesso

Retargeting: 8 dicas para campanhas digitais de sucesso
Fonte com autorização: Startup 101
A maioria das pessoas que navegam na web devem ter notado que a publicidade, cada vez mais, exatamente correspondem as pesquisas recentes feitas. Isso acontece porque a maioria das marcas já incluiu o retargeting em suas estratégias promocionais.

Nos últimos cinco anos, o retargeting tornou-se um must-have do canal de marketing, junto com marketing de busca e e-mail marketing, uma vez que representa uma forma consistente para aumentar as conversões e receber os clientes para voltar em seu site.

Vários estudos têm mostrado que quando as pessoas estão à procura de produtos e serviços on-line, raramente convertem na primeira visita: dependendo do setor de commodities, 95-98% desses usuários deixam o local sem concluir as medidas tomadas (como fazer um comprar, preencher um formulário, iniciar um download). Retargeting é a maneira de “gancho” de novo.

O que é e como funciona o retargeting?

Retagetig, de acordo com a definição dada pelo ReTargeter é uma forma de publicidade on-line que ajuda a manter a marca visível para os usuários depois que eles saem do site. Com base em suas ações anteriores realizadas na internet, e é eficaz, pois otimiza os gastos com publicidade, além de interceptar apenas aqueles que já estão familiarizados com a marca e / ou têm mostrado recentemente interesse na mesma.

Retargeting é uma metodologia baseada em cookies, usando um código Javascript simples para acompanhar público “anônimo” na web. A operação é a seguinte: você deve digitar uma sequência de código em seu site (este código é chamado de “pixels”) gerados quando você ativar a campanha. Código, ou pixel, é imperceptível para os visitantes do site e não afetam o desempenho do mesmo.

Cada vez que um novo visitante chega ao seu site, o código libera ao navegador um cookie anônimo. Mais tarde, quando os visitantes rastreados por esse cookie navegam na web, o cookie permite que o fornecedor personalize a exibição de anúncios, garantindo que estes anúncios sejam exibidos apenas para pessoas que já visitaram o espaço digital.

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Retargeting no Mix de Marketing Digital

É uma técnica poderosa de marketing digital em termos de consciência de marca que otimiza as conversões; permite obter um excelente desempenho quando inserido como alavancagem adicional uma estratégia digital.

Através da criação de uma mensagem publicitária personalizada para cada categoria de usuários com base em seu comportamento, uma campanha, em função dos objetivos definidos, permite que você:

  • Aumente o conhecimento e notoriedade da marca;
  • Retenha os clientes existentes;
  • Chegue ao usuário durante a navegação em outros sites;
  • Aumente as conversões, propondo ofertas e mais personalizado.
Como é o desempenho da campanha de retargeting?

O Retargeting atingiu um nível de precisão, como provar aos consumidores a sensação de estar constantemente grampeados. Para evitar uma comunicação excessivamente invasiva e otimizar o seu investimento em termos de ROI, relato oito boas práticas sugeridas pelo artigo ReTargeter “8 melhores práticas para a execução de uma campanha de retargeting” , a ser considerado para um ótimo desempenho no início da campanha.

1 – Defina um limite de frequência

É uma ótima maneira de aumentar a notoriedade da marca, mas se você exagerar, há o risco de perder a eficácia e os usuários se moveram para longe da marca, ignorando as campanhas. O conselho é definir a frequência limite para que o usuário não seja “afetado” por todos os anúncios, mas apenas os de interesse real. No blog, a ReTargeter sugere definir 17-20 anúncios por usuário por mês,obviamente, os dados devem ser contextualizados. Precisamos de um planejamento estratégico e alvejado.

2 – Implementar o burn código

código de queimadura é um fragmento de código que se encaixa na página de pós-conversão (a página de agradecimento) para remover usuários da campanha de retargeting depois de completar a ação desejada. Ao usar este pixel impede que os usuários visualizarem anúncios redundante e/ou repetidas vezes e assim permite concentrar o orçamento do novo público que ainda não tenha realizado ações de interesse no site.

3 – Público segmentado

A segmentação permite que você personalize os anúncios e “hit” de forma adequada aos usuários em diferentes fases da compra. Deve entrar diferentes pixels em diferentes páginas do site e personalizar mensagens de profundidade com base no grau de envolvimento que está sendo apontado.

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Quando um visitante chega na página inicial, você pode direcioná-lo para diferentes seções do site com foco em mensagens criativas, você pode mostrar anúncios sobre o mesmo produto enquanto navega em outras páginas. A segmentação do alvo garante o envio de anúncios relevantes e interessantes.

4 – Use segmentação demográfica, geográfica e contextual

O Retargeting oferece a possibilidade de escolher a colocação de anúncios,garantindo maior cobertura e aumentando assim o rendimento. Você pode construir anúncios direcionados com base em informações demográficas, como idade ou sexo, fatores contextuais como um tema central em um site, ou dados geográficos. Mostrando anúncios no alvo certo, não desperdiça impressões e / ou cliques.

5 – Definir a janela de conversão

A janela de conversão é um período de tempo que se inicia quando um cliente clica em seu anúncio durante o qual uma conversão é registada; leva em conta o fato de que alguns anúncios não geram uma compra imediata, mas ainda pode influenciar a escolha do usuário que irá realizar a compra em um momento posterior. O chamado billboard: como um quadro de avisos atraente atrai a atenção e aumenta a percepção da marca, um anúncio de exposição on-line pode incentivar ainda mais a ação.

As janelas de conversão de exibição dão aos anunciantes uma análise completa de ações do usuário: alguns provedores definem uma “janela” de 30 dias, por exemplo, mas você deve habilitá-lo por 24 horas. Esta janela de conversão de 24 horas, fornece dados importantes sobre a eficácia das mensagens, a qualidade dos estágios e hábitos de compra do público, sem superestimar o desempenho dos anúncios.

6 – Confiar em um único provedor para gerenciamento de campanhas

É aconselhável escolher um único provedor para gerenciar suas campanhas de retargeting. Escolhendo diferentes, há um risco de que os anúncios sejam exibidos no mesmo circuito, aumentando os seus custos e perdendo a sua eficácia. Se você quiser testar várias soluções, é preferível criar estratégias de comunicação em vários circuitos ou testes diferentes alternados.

7 – Criatividade visual e fazer o teste A/B

Se a mensagem não é atualizada regularmente e / ou gráficos de seus banners promocionais (pelo menos a cada três meses), a criatividade do recurso perder o impacto e irá resultar em uma falta de interesse nos usuários – o que resulta emdiminuição de cliques.

Propondo mensagens promocionais novas e diferentes, você pode acompanhar o desempenho do anúncio para a duração da campanha de otimização do ROI.

Uma ideia para testar a eficácia de uma mensagem ou o impacto de uma imagem é a realização de testes A/B, analisando os dados necessários para realizar campanhas de alto desempenho. Em vez de confiar na intuição, você pode realizar testes para alcançar resultados mensuráveis ​​e acionáveis. Os testes A/B na criatividade vai ajudar a determinar com base na reação dos usuários a melhor combinação de visual e de mensagens.

8 – Otimizar sua mensagem criativa

Os banners são a maneira de se comunicar com seu público: você não deve usar mensagens herméticas ou gráficos muito complexos. Agilizar a comunicação de forma clara, precisa, direta; escolher as cores adequadas; usou a chamada para a ação necessárias. Criar anúncios que fidelizam seu alvo reforçar a imagem da marca.

Estas são apenas algumas dicas para gerenciar uma campanha de retargeting, evitando erros comuns. Naturalmente, cada anunciante terá de avaliar variáveis ​​específicas e processar a estratégia de comunicação otimizada para o seu negócio.



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