Por que é difícil ser uma marca no Instagram

Falta de ferramentas de publicação ou APIs resultam em um trabalho bastante manual para as marcas

POR COTTON DELO
Do Advertising Age

O Instagram é um grande desafio para as marcas.

Recentemente, a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos atingiu 200 milhões de usuários mensais ativos e um engajamento de1,6 bilhões de likes diários. Cada vez mais, marcas e agências querem desenvolver uma estratégia de conteúdo na plataforma, porém, a tarefa não tão fácil como no Facebook ou no Twitter.

Enquanto as marcas utilizam tecnologias sofisticadas para publicar nessas redes sociais, o Instagram ainda não lançou nenhuma ferramenta de publicação (APIs), o que significa que postar lá é um processo muito manual. Empresas de marketing social, como Expion, Spredfast e Sprinklr, e gigantes como a Salesforce não podem construir softwares para disponibilizar as publicações no Instagram na escala que as marcas querem.

No nível mais básico, isso significa que os posts de grandes empresas na rede social ainda estão sendo feitos por smartphone, e não podem ser agendados. Do lado analítico, isso quer dizer que agências e marcas não podem contar com uma ferramenta third-party para reunir insights estratégicos como o melhor horário para postar determinados tipos de conteúdo, quais os melhores filtros para fotos e vídeos, apesar de existirem ferramentas como o Nitrogram.

Processo manual
Avaliar a performance do conteúdo no Instagram se torna um processo de mensurar likes e comentários a cada post.

“O principal desafio é que não há nenhuma ferramenta profissional de publicação”, afirma Michael Lebowitz, CEO da Big Spaceship. “O Instagram é uma plataforma social extremamente importante e as marcas estão muito presentes no lado positivo, mas ainda estão tendo que publicar como usuários únicos no feed”.

Portanto, as marcas têm uma dor de cabeça, em termos de logística, para engajar e aumentar o número de seguidores no Instagram. Por exemplo, a 360i observou que alguns clientes são mais engajados nas noites de sexta e sábado, de acordo com Matt Wurst, vice-presidente de social media da empresa. Isso mostra que um funcionário precisa estar disponível nesses períodos.

Já que os responsáveis pelas postagens da marca têm que sair de suas próprias contas antes, há sempre o risco de alguém publicar uma foto pessoal no perfil da marca.

“Não aconteceu conosco, mas estou batendo na madeira”, conta Wurst.

E também, o Pinterest
Só para registrar, o Pinterest também não possui APIs ou ferramentas de publicação. No entanto, Wurst disse que essa questão não é tão delicada.

“A maneira como o site do Pinterest foi construído facilita a utilização de tecnologias”, diz.

Embora agências digitais poderiam ter mais benefícios com melhores ferramentas de publicação e insights, Sophie Kelly, CEO do The Barbarian Group, também enxerga o lado bom do Instagram, que está prestes a lançar um programa premium de publicidade. Com mais insights sobre performance orgânica do conteúdo, ela acha que as marcas estarão mais propensas a tentar anúncios.

“Para atrair mais anunciantes para isso, entender os insights e as análises por trás do conteúdo orgânico nos ajudaria muito a desenvolver esses cases”, afirma Kelly.

O Instagram ainda não deu nenhuma data de lançamento, mas antecipou que melhorias estão por vir. “Nossa maior prioridade é manter a experiência de comunidade na plataforma, avaliando ferramentas e métricas que ajudarão as marcas a serem bem-sucedidas na rede social – seja por meio de interfaces nativas ou via APIs”, declarou uma porta-voz.

Aliás, a rede social tem APIs que os desenvolvedores podem utilizar para impulsionar conteúdo com base em hashtags e localizações, assim como de contas específicas mediante permissão do usuário. Fazer curadoria das imagens do Instagram em outros sites é um estudo comum para as marcas.

Fonte: Proxxima



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