Os 7 mandamentos do marketing de conteúdo para as empresas B2B (ou não)

Os 7 mandamentos do marketing de conteúdo para as empresas B2B (ou não)

 Fonte com autorização startup101

Por acaso você ouviu a fatídica afirmação que o marketing de conteúdo para as empresas B2B é impossível? Eu sim, mas eu também descobri que é um enorme embuste. Recentemente, na verdade, foi publicado pela Content Marketing Institute um relatório Content B2B Marketing: 2015 Benchmarks, Orçamentos e Tendências, onde 86% dos entrevistados utilizam estratégias de marketing de conteúdo para promover seus produtos ou sua empresa .

image001

 

Entre as inúmeras tabelas e gráficos deste documento precioso, podemos compreender muitas sugestões a partir da definição do que é marketing de conteúdo:

Este ano, nós definimos o marketing de conteúdo como uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de valor, relevante e consistente para atrair e manter uma estratégia claramente definida e, em última instância, para dirigir a ação do cliente rentável.

Fazer marketing de conteúdo para as empresas B2B, então, é parte de uma abordagem estratégica, que é essencial para definir metas realistas e talvez até mesmo um prazo realista para alcançá-los. Aqui está a lista dos sete mandamentos a seguir:

1 – Definir o objetivo e direto (prever) e indireta

Primeiro você precisa definir os principais objetivos, secundários e indiretos a serem perseguidos através da estratégia de marketing de conteúdo. No relatório a atividade principal para as empresas B2B com 87% é a geração de leads, a notoriedade da marca de 83%, 80% engajament, 78% e 75% vendas e nutrição.

Com o passar do tempo, seus objetivos podem mudar de acordo com as novas necessidades internas e de insumos externos, mas lembre-se sempre de compartilhá-los dentro de sua equipe e sua empresa.

 

image003

 

2 – Definir o alvo

Para que o marketing de conteúdo funcione para a sua empresa, uma das principais ações é o planejamento de conteúdo. Para você saber o que vai escrever, primeiro precisa saber para quem.  Ou seja, descubra qual é o seu público-alvo. Mulheres, homens, crianças? Qual faixa-etária? Casados, solteiros?

Depois de delimitado o público-alvo, escreva conteúdos voltados para ele. O que eles querem ouvir? Dessa maneira você trabalha com engajamento, ou seja, entrega informações valiosas que os estimulam a sempre estar em contato com a sua marca e considerá-lo como autoridade no assunto.

3 –  Localize a equipe

Atrás de cada grande estratégia de marketing de conteúdo está uma equipe preparada, profissional e criativa. É importante escolher as pessoas certas (internos e / ou externos), mas também envolvendo seus recursos humanos para compartilhar experiência, história e know-how que caracterizam sua empresa. A contribuição de muitos com certeza vai trazer mais ideias e insights úteis para desenvolver e implementar novas estratégias. Por outro lado, há pessoas que fazem a diferença!

4 – Identificar os principais canais de publicação e multiplicar …

Quais são as ferramentas e canais a serem utilizados para divulgar os conteúdos? Para esta questão, as empresas americanas responderam com 93% mídias sociais, 87% blogs, newsletters 83%, 79% site corporativo, seguido por vídeos, fotos, apresentações on-line, white papers, webinars e, finalmente, infográficos.

 

image005

 

 

Entre os meios de comunicação social, com 97% o LinkedIn, seguido pelo Twitter e Facebook com 91% com 89%. Eles também usam ​​YouTube, Google+, SlideShare, Pinterest, Instagram e Vimeo.

 

 

image007

 

5 – Criar e atualizar o calendário editorial

O segredo de um calendário editorial é a pontualidade e consistência no longo prazo. 43% do estrategista de conteúdo, na verdade, publicam novos conteúdos diariamente ou várias vezes durante a semana.

 

image009

 

6 – Torne-se visivel com SEO

Você pode escrever o melhor conteúdo na web, mas se você não tem um excelente posicionamento entre os resultados da pesquisa, utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você não vai muito longe.

7 – monitorar os resultados para avaliar o ROI

Após o planejamento, iniciados e executados a sua estratégia é essencial acompanhar os resultados para avaliar o ROI (Return on Investment) de marketing de conteúdo. Você alcançou seus objetivos? Deve adicionar novos?

Envolver os seus intervenientes e ter em conta o feedback interno e externo irá permitir que você seja competitivo no mercado, porque como disse o CEO da VaynerMedia, Gary Vaynerchuk: “O conteúdo é o rei, mas o marketing é a rainha”.



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021