O método AIDA para otimizar uma estratégia de mídia social

O método AIDA para otimizar uma estratégia de mídia social

Em seguida, o estudo americano teve como objetivo tentar usar o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação.).

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Naturalmente, o estudo foi feito apenas para a introdução de um ponto de vista que passou despercebido por muitos. Ou seja, se quisermos falar marketing em mídia socal, vamos ver as mesmas teorias que fundamentam o Marketing serem usadas, mas com uma reformulação-chave em mídia social. E, aparentemente, o discurso foi retomado no Search Engine Journal, um sinal de que, no entanto, que a interpretação era correta e válida. Então, podemos vê-lo juntos.

Atenção

Se você pensa que hoje não é tão fácil capturar o Cuidado com o usuário / cliente, talvez há alguns anos atrás, também estimulado pela curiosidade, poderia parecer mais simples. Mas hoje, as mídias sociais têm evoluído para uma velocidade inimaginável e, portanto, cada vez mais difícil falar de Atenção.

Mas isso é que sugiro com o método, por isso temos a certeza de capturar a atenção daqueles a quem queremos comunicar o que é e como fazemos. E, em seguida, através de mídias sociais, podemos fazer várias atividades, tais como falar sobre os nossos produtos/serviços.

Atenção, nesta fase, pode assumir várias formas, mas o objetivo principal é que os outros saibam que existimos, que somos capazes de oferecer nossos serviços e que seremos capazes de solucionar um problema. Palavras-chave neste sentido são: Conversa, Interação e conteúdo. Tenha atenção nas conversas que são geradas, portanto, de suma importância para que possamos gerar atenção para a nossa marca e de negócios.

Interesse

Uma vez que você capturou a atenção deve transformar isso em interesse. Então se certifique de que todos estão envolvidos na conversa, como disse antes, no interesse por aquilo que fazemos ou o que somos.

interesse

A mídia social nesta fase é de suma importância. Por exemplo, se estiver usando uma campanha de PPC (pay-per-click) para fazer propaganda de seus produtos e possui uma página de captura para a ocasião, são estes que devem estar ligados e não a página inicial, caso contrário o interesse é susceptível a se dispersar.

Da mesma forma, se você não usar campanhas de pesquisa paga, o mesmo princípio se aplica a páginas direcionadas a partir da mídia social. O que você precisa considerar, nesta fase, então é medir a eficácia da sua campanha, porcentagem de clique, levar em conta todas as conversas que foram desenvolvidas.

Desejo

Mídia Social pode ajudar a aumentar o desejo, sem dúvida, mas para isso você precisa ter um site que é otimizado no sentido de que está bem estruturado e de fácil navegação e responsivo, dada a utilização generalizada de dispositivos móveis.

Ter um site que, em vez de facilitar a navegação, cria um obstáculo nunca é uma coisa boa, na verdade é extremamente importante ter um site que atenda a esses parâmetros, ele vai com a nossa reputação, porque o nosso público nos julgará com isso. Então, se você não tiver feito isso, faça-o agora.

O que fazer nesta fase é manter um olho em:

  • A taxa de rejeição: o salto útil para saber por que o cliente rachou fora;
  • Tempo gasto no site;
  • As páginas visitas;
  • Links recebidos.

Ação

Neste ponto, como se diz em um contexto qualquer, você tem que ir para a Ação. É preciso ter certeza de que o interesse se transforma em negociar algo concreto. O local é agora a principal ferramenta para implementar nossa estratégia e mídias sociais podem influenciar o público através dos níveis que vimos até agora .

Neste ponto, precisamos ter certeza de que o usuário / cliente interessado em saber quem somos ou o que fazemos, para concluir a transação com a Ação. E nós temos que ter certeza de que (compra, registro, preenchimento de formulários) essa ação ocorre no mais fácil e mais suave possível, sem criar obstáculos. Esta etapa também é importante porque é o que ajuda a medir o ROI e a taxa de conversão, ou seja, aqueles que tenham concluído a ação que pedimos.

Aqui podemos ver os frutos do nosso trabalho, esperando também que eles sejam muitos.



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