Já pensou em EMPREENDER?

Se você tem a capacidade de criar soluções para determinadas situações, agregar valor e saber identificar oportunidades, você tem “veia” para o empreendedorismo.

Os empreendedores são vitais em nossa sociedade, já que tudo que existe hoje: os produtos, serviços e facilidades surgiram graças às pessoas que tiveram, e acreditaram, em uma ideia. E assim será com todas as futuras inovações.

O movimento de empreender é tão necessário que já existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, a fim de formar indivíduos capacitados para inovar e modificar as organizações, otimizando, consequentemente, a economia como um todo.

O Brasil tem mais de 5 milhões de pequenas empresas, por isso imagine as variações de tipos de empreendedores. Veja alguns deles:

  1. O informal

Este tipo ganha dinheiro porque precisa sobreviver. O informal está muito ligado a necessidades. A pessoa não tem visão de longo prazo, quer atender necessidade de agora.

  1. O cooperado

Este tipo costuma empreender ligado a cooperativas, como artesãos. Por isso, trabalho em equipe é primordial. Sua meta é crescer até poder ser independente. “Empreende de maneira muito intuitiva”, explica Dornelas. Geralmente, estes empreendedores dispõem de poucos recursos e tem um baixo risco.

  1. O individual

Este é o empreendedor informal que se formalizou através do MEI e começa a estruturar de fato uma empresa. “Por mais que esteja formalizado, ele não está pensando em crescer muito”, diz Dornelas. Este perfil ainda está muito ligado à necessidade de sobrevivência e geralmente trabalha sozinho ou com mais um funcionário apenas.

  1. O franqueado e o franqueador

Muitos desconsideram o franqueado como empreendedor, mas a iniciativa de comandar o negócio, mesmo que uma franquia, deve ser levada em conta. Geralmente, procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento. Do outro lado, está o franqueador, responsável por construir uma rede através de sua marca. “Costumam ser exemplos de empreendedorismo”, afirma.

  1. O social

A vontade de fazer algo bom pelo mundo aliada a ganhar dinheiro move este empreendedor. Este tipo tem crescido muito, principalmente entre os jovens que, ainda na faculdade, têm aberto o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue.

  1. O corporativo

É o intraempreendedor, ou seja, o funcionário que empreende novos projetos na empresa que trabalha. O dilema das empresas hoje é aumentar a quantidade de pessoas com esse perfil. Seu principal objetivo é crescer na carreira, com promoções e bônus.

  1. O público

O empreendedor público é uma variação do corporativo para o setor governamental. Para Dornelas, ainda existem muitos funcionários públicos preocupados em utilizar melhor recursos e inovar nos serviços básicos. Sua motivação está ligada ao fato de conseguir provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.

  1. O do conhecimento

Este empreendedor usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. É como um atleta que se prepara e ganha medalhas importantes. Eles sabem capitalizar para empreender e fazer acontecer, como escritores e artistas. Eles buscam realização profissional e reconhecimento com isso.

  1. O do negócio próprio

Este é o mais comum e costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande. Este é o mais se aproxima do visionário. Dentro deste perfil, encontramos subtipos: o empreendedor nato, o serial e o “normal”.

E você, qual o seu perfil?

 

Fonte dos “9 Tipos de Empreendedores” – http://exame.abril.com.br/pme/noticias/os-9-tipos-de-empreendedores-mais-comuns-no-brasil



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