Instagram: algoritmo do MIT prevê popularidade das fotos antes da postagem

Algoritmo se baseia em uma série de fatores ligados às fotografias para prever a quantidade de pessoas que vão gostar delas

Por Renan Hamann

Você tira fotografias no seu Instagram com frequência? Se sim, você as publica para mostrar um momento para os amigos ou para conseguir o maior número de likes que for possível? Se a sua opção for essa segunda, o algoritmo de Aditya Khosla foi criado para você. Ele é um doutorando no laboratório de ciência da computação e de inteligência artificial do MIT e decidiu criar um software capaz de prever a popularidade das fotos na rede social.

Para isso, utilizou 2,3 milhões de fotografias presentes no Flickr e aproveitou o material para isolar diversos fatores que podem fazer uma foto ficar popular no Instagram. Segundo o The Verge, os principais fatores analisados no estudo são a quantidade de seguidores, número de hashtags marcadas e comprimento do título das postagens. Mas ainda há muito mais nesse estudo.

Khosla revela que o algoritmo também mede fatores de conteúdo — não apenas questões de redes sociais — nas fotografias. Isso inclui texturas utilizadas, cores predominantes e objetos que podem aparecer nas imagens. Esse algoritmo ainda está em fase inicial, mas já pode ser acessado em qualquer computador por meio deste link — podem ocorrer instabilidades por causa do alto tráfego de dados.

O que quer dizer do resultado?

Para saber o quanto sua foto pode ser popular, faça o upload dela e então clique em “Run”. O resultado será mostrado logo abaixo da imagem carregada. Para saber o número de pessoas que devem vê-la, você deve usar esse número como uma “potência de 2”. Por exemplo: se o resultado foi 5, você deve elevar 2 à quinta potência. Ou seja, 32 pessoas devem ver essa fotografia por dia.

O criador do projeto afirma que ainda há muito o que evoluir no algoritmo, mas é preciso dizer que o sistema dele é bastante promissor. Você gostaria de usar algo assim para saber se suas fotos vão ser populares antes mesmo de postá-las nas redes sociais?

Fonte: MIT, The Verge

Fonte:Tecmundo



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021