Fique ninja em engajamento nas redes sociais

Fique ninja em engajamento nas redes sociais

Gerar engajamento nas redes sociais é uma parte essencial de qualquer estratégia, mas muitos de nós não ligam para isso. Para realmente ter sucesso você precisa ter uma estratégia, seja pró-ativo, ouça e seja envolvente.

Proatividade no engajamento nas redes sociais pode ser um longo caminho
Gerar engajamento não deve ser uma experiência passiva. Não fique esperando que as pessoas cheguem até você, faça acontecer, se envolva de forma proativa com qualquer pessoa que mencione a sua empresa ou produto.

Uma pesquisa realizada pela NM Incite afirma que 71% dos consumidores que são respondidos de forma rápida e eficaz pela empresa são mais propensos a recomendar para outras pessoas.

Mas, por onde começar? Você pode começar resolvendo os problemas dos seus clientes, transforme-os em advogados da sua marca e, o mais importante, ouça-os.

Inclua monitoramento como uma estratégia de engajamento
Também conhecida como “escuta social”, monitorar suas redes permite que você saiba o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio e as questões que o afetam. Para fazer esse acompanhamento, de forma eficaz, você pode utilizar ferramentas de gerenciamento, como o HootSuite (a que eu mais uso. Pode ir na fé =D ). Essa ferramenta possibilita o rastreamento de quantas vezes a empresa foi mencionada, bem como o rastreamento dos concorrentes e das palavras-chave relacionadas a empresa.

Outro fator importante para a utilização da ferramenta de monitoramento: ela permitirá que você identifique se alguém está insatisfeito com o seu serviço (sem mencionar você diretamente) para que possa corrigir o problema antes que os comentários negativos se espalhem ainda mais.

Desta forma você construirá um melhor relacionamento com seus seguidores, podendo obter uma vantagem sobre a concorrência e melhorar o valor investido.

Mantenha seus seguidores/ clientes através do engajamento nas redes sociais
Muitas empresas estão fazendo um excelente trabalho quando se trata em compartilhamento, estão fazendo cada vez mais conteúdos atraentes e envolventes, contribuindo para o aumento do número de seguidores/fans, e possíveis clientes. No entanto, muitas vezes estas mesmas empresas negligenciam no quesito engajamento, item necessário para manter os seguidores existentes.

Dentre muitas maneiras de engajamento, agradecer a seus seguidores é o princípio de um case de sucesso, dessa forma você irá mostrar que a empresa é envolvente e que a pessoa é importante para empresa. Frases como: “Obrigado por compartilhar” ou “Obrigado por seguir”, irão impressionar. Gere uma conversa, ok?

Realizar trocas é uma boa estratégia, ou seja, seguir as pessoas de volta mostrará o seu apreço por elas. Ou seja mais impactante, compartilhe o conteúdo de seus seguidores, claro, os que estão de acordo com a proposta de sua empresa. Os usuários não estão esperando isso, eles se sentirão importantes quando virem você (empresa) compartilhando um conteúdo relevante, seja um post no Facebook, uma foto do Instagram ou um vídeo do YouTube.

Em síntese, trabalhar a estratégia de engajamento nas redes sociais, de maneira correta, precisa de esforço. Reserve um tempo para se aproximar de seus seguidores, inicie conversas, mostre seu apreço e garanta que nenhuma pergunta fique sem resposta.

Foque no engajamento como uma estratégia de trabalho nas redes sociais e você vai ver que isso afetará seus objetivos de negócio.

Fonte com autorização: Startup 101



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