Facebook usa 10 mil discos de Blu-Ray em novo sistema de armazenamento

Com uso dos discos ópticos, rede social diz que é possível economizar até 50% nos custos e 80% nos gastos de energia.

Se você achava que o Netflix e o Itunes iam tornar os discos ópticos algo do passado, então é hora de pensar de novo. O Facebook construiu um sistema de armazenamento a partir de 10 mil discos de Blu-ray que hospeam um petabyte de dados e tem consumo eficiente de energia, anunciou a empresa nesta semana.
O Facebook anunciou no ano passado que estava explorando o Blu-ray para as necessidades de armazenamento do seu centro de dados, e, na terça-feira, 28/1, a empresa mostrou um sistema protótipo durante o evento Open Compute Project, realizado em San Jose, na Califórnia.

A empresa desenvolveu o sistema para armazenar dados que quase nunca precisam ser acessados, ou para o chamado “armazenamento frio” (“cold storage”). Isso inclui duplicar as fotos e vídeos dos usuários que o Facebook mantém por razões de backup, e que a empresa quer essencialmente arquivar e deixar de lado.
O sistema com Blu-rays reduz em 50% os custos e em 80% os gastos com energia, em comparação ao modelo atual de armazenamento da empresa, que utiliza drives de Hds, afirmou o vice-presidente de infraestrutura de engenharia do Facebook, Jay Parikh.
A companhia ainda espera conseguir aumentar a capacidade do sistema para cinco petabytes com o tempo, afirmou.

Os discos de Blu-ray são uma boa opção para o chamado “armazenamento frio” porque custam menos do que HDs e tem muito espaço para os fabricantes aumentarem a densidade de armazenamento do Blu-ray, afirmou o diretor de infraestrutura do Facebook, Jason Taylor

Fonte: IDGNOW!

Veja uma Palestra sobre Marketing Digital com o Diretor da NW


 

Na Verdade Mesmo, Eu Quero fazer um Treinamento Prático de Marketing Digital



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021