[Como] usar o marketing de artigos para aumentar a conversão

[Como] usar o marketing de artigos para aumentar a conversão

Fonte com autorização: Startup 101

O Marketing de artigos ainda não é totalmente aproveitado na blogosfera brasileira, mas tem um grande poder. É a melhor e mais barata forma de potencializar o seu blog nas buscas. Vale a pena começar a utilizá-lo para atingir e/ou aumentar com qualidade as duas bases de um bom blog: índice de visitas e SEO.

Saiba mais sobre esta nova técnica e um pouco sobre as repercussões que ela já gerou na blogosfera, além de (como sempre!) dicas de como iniciar-se no Marketing de artigos. Aproveite a tacada, porque ela está em alta atualmente! Esta técnica surgiu como uma das mais eficazes que um webmaster pode usar dentro da ampla gama de táticas de marketing digital.

Quem trabalha com internet sabe que o conteúdo é a matéria-prima para construir uma boa estratégia, neste caso, uma estratégia para fazer comercialização com ajuda dos artigos. Por exemplo, ao ler o e-mail ou simplesmente procurar conteúdo de informação torna-se a prioridade. Daí a importância de escrever artigos que se origina com o valor para os clientes existentes e potenciais clientes?

Formas de marketing de artigos

São duas as principais formas de fazer marketing por meio de artigos:

  • Por meio de guest-posts
  • Por submissão de textos a diretórios

Sobre os guest-posts, todos já sabem: posts em outros blogs, mais populares. Isto é bom, também, mas a liberdade que você tem nos diretórios de submissão de artigos é enorme.

Nestes locais, você geralmente tem a opção de adicionar (geralmente, até 3 palavras-chave específicas linkando para alguma página sua. Assim, pode muito facilmente subir de posições no Google para tais palavras-chave, se quiser otimizá-las com qualidade, pois tem total domínio do texto âncora que as compõe.

Um exemplo: você cria um novo blog de nicho, em inglês, com base na palavra-chave “skincare” (cuidados com a pele). Coloca esta palavra no título de seu blog e em vários pontos dos textos, mas mesmo com alguns links apontando para o seu blog, não consegue atingir o topo das pesquisas para esta palavra-chave.

Então, a melhor forma de atingir o seu objetivo, certamente, será a produção de alguns artigos com links apontando para o seu blog com a palavra-chave “skincare”. Assim, o Google saberá que o seu blog tem alguma relevância dentro deste assunto. E pode ir fazendo vários artigos seguindo esta métrica, até atingir o topo. Em algumas situações você pode precisar de apenas 1 ou 2 artigos e, em outras, muito mais. Mas certamente este esforço vale a pena, principalmente se você conhece o assunto sobre o qual está escrevendo.

Outra forma de promover o seu trabalho desta maneira é com a biografia do autor, que geralmente encontra-se abaixo dos seus artigos. Pode colocar um link para o seu próprio blog, para potencializar sua promoção e ainda ganhar alguma relevância dentro do assunto sobre o qual escreve.

Quando utilizar?

Agora, veja as principais situações onde você pode utilizar o Marketing de artigos:

  • Quando precisa atingir o topo para determinada palavra-chave de um artigo do seu blog.
  • Quando criou um blog de nicho específico para uma palavra-chave long tail e está quase no topo.
  • Se o seu blog for relativamente novo e você queira angariar alguma relevância rapidamente.

Além disso, o Marketing de artigos também é aplicável em várias outras situações.

Geralmente, as pessoas não se iniciam no marketing de artigos por pura preguiça ou por falta de tempo, como no meu caso. Mas certamente, quando as coisas esfriarem por aqui estarei criando vários blogs de nicho e submetendo artigos em vários diretórios. Além disto, quero enviar alguns simples textos em diretórios em português, para atingir o topo de algumas pesquisas.

Você pode fazer o mesmo, no momento em que quiser!

Dicas para uma estratégia de marketing de artigos

  • Procure fazer textos com uma qualidade altíssima.
  • Aponte para páginas específicas do seu blog que estejam quase ao topo das pesquisas.
  • Pode apontar também para a página inicial do seu blog, sempre que puder.
  • Siga corretamente as regras do diretório onde está submetendo seus artigos.
  • Cuidado com o sistema de Links em certos diretórios: alguns nem dão Links Follow e, outros, apenas quando o artigo ganha um número X de reconhecimento, como as Hubpages.
  • Submeta artigos sobre o mesmo tópico para vários diretórios, mas nunca artigos idênticos, muito menos idênticos aos que você publicou em seu próprio blog. Faça algumas alterações, pois senão terá todo o seu trabalho perdido, por conta do conteúdo duplicado que está a submeter. Para isto, você pode reescrever manualmente ou conhecer um pouco mais da técnica de Spun Articles, o qual pretendo abordar aqui mais tarde.
  • Trace uma estratégia de Link Building para cada artigo que você criar, para aumentar a relevância de tais páginas apontando para o seu blog.
  • Para começar, pode pegar alguns artigos já prontos do seu blog e fazer algumas leves adaptações. Isso leva apenas 15 minutos e vale muito a pena.

Finalmente, o marketing de artigo, se faz com uma boa qualidade da escrita e ter um banco de dados de palavras-chave, é a melhor maneira de posicionar o conteúdo do blog em mecanismos de busca.

Estes, a ser publicado em sites de terceiros têm links que apontam para o seu blog, e ajudam a obter melhor posição nos resultados de busca. Escrever não é fácil, muito menos se é um artigo para promover produtos. No entanto, é uma tarefa que se bem feita, terá os resultados esperados e adequados para o negócio.



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021