Como medir a presença em mídias sociais

Como medir a presença em mídias sociais
Fonte autorizada startup101
Medir a presença em meios de comunicação tem se tornado fundamental para os profissionais da área, pois somente dessa maneira eles poderão mostrar o impacto do seu trabalho.

Entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil mensurar essa presença. Para isso, é necessário que haja um objetivo bem claro dentro da estratégia em mídia social da empresa, e também metas estabelecidas ( curto, médio e longo prazo). Dessa maneira, mensurar a presença em mídias sociais e o retorno que estas estão gerando para a sua empresa ficará muito mais simples.

Como medir a presença nos meios de comunicação social é um tema da moda. Por dois motivos, porque as empresas estão começando a investir na construção de sua presença nos meios de comunicação social e porque eles querem saber o efeito que essas mídias possuem.

medirpresenca

O principal problema que enfrentamos quando falamos em marketing em mídia social é que não sabemos o que precisamos medir, e como sempre por falta de objetivos. O primeiro passo é a criação de um Plano de Marketing para Mídias Sociais, e é essencial.  Metas bem definidas (longo, médio e curto prazo) nos permitirá criar índices para medir o sucesso. Eles devem:

  1. Identificar objetivos de marketing
  2. Escolher as categorias de medição inerentes a tais metas
  3. Buscar formas para desenhar essas métricas nas tecnologias sociais que estão usando

A MAIORIA DAS INICIATIVAS DE MÍDIA SOCIAL VISANDO UM DOS CINCO VALORES:

  • Ouvir:  Compreensão de seus clientes e saber o que eles dizem sobre a sua empresa
  • Discussão:  Muitos consumidores passam a mensagem para a empresa.
  • Alimentação:  Também chamado de viral ou palavra-orelha. Permite aos clientes encontrar o seu os entusiastas e transmitir a mensagem aos seus conhecidos.
  • Apoio: Foco na qualidade da participação e do impacto para o usuário. Qualidade de atendimento ao cliente que existem entre si e o impacto de como isso afeta sua mesa.
  • Participe: Foco na qualidade da participação. Como as ideias dos clientes podem mudar os nossos produtos e serviços e nossa própria estratégia corporativa.

O ato de medir o retorno em redes sociais só faz sentido e funciona quando um foi feito um planejamento eficiente, anterior às ações. É a única forma de saber se os objetivos de comunicação foram atingidos, até porque cada objetivo demanda uma medida especial. Nem sempre os números retratam os resultados. Quando o intuito é influenciar formadores de opinião, a análise qualitativa é o mais adequado.

Como uma atividade tão nova, ainda não há aspectos “padronizado” para nos dar uma mão. No entanto, aqui vamos oferecer alguma ajuda para dar os primeiros passos na consolidação de informações.

ESCOLHA UMA BOA FERRAMENTA

Ferramentas para medir a presença online de uma empresa ou uma marca há muitas. Na rede social, que é outra questão, que podemos conversar outra hora. A primeira pergunta que surge no momento de ter de recolher informações de nossas redes é: ferramenta gratuita, ou ferramenta de pagamento?

Claro, a resposta a esta primeira pergunta depende dos nossos recursos. Mas cuidado, porque uma ferramenta é livre, não significa que é ruim, ou ter a funcionalidade básica que servimos. Pelo contrário, muitas das ferramentas que existem são gratuitas (embora algumas tenham capacidade de pagamento para grandes empresas).

CONSOLIDAR SUA INFORMAÇÃO

Depois de ter decidido qual ferramenta usar, é importante começar a consolidar as informações. Pode ser por períodos de tempo (por exemplo, para durar duas semanas ou no mês passado), dependendo de quais são suas necessidades e requisitos que possa ter pelos seus clientes.

Há muitas maneiras de fazer isso, mas o melhor é, em minha opinião, Excel. Para organizar a informação, e se tivermos conhecimento relativamente avançado de Excel, podemos construir modelos com fórmulas que nos permitem “levantar” a informação baixada de diferentes ferramentas e tê-los disponíveis quando queremos.

PENSE NO FUTURO

As chances são de que temos que repetir esse procedimento quantas vezes for necessário. Então, se vemos que o relatório está demorando muito a ser realizado, ou que a informação não será consistente nos meses seguintes, o melhor é repensar algumas etapas.



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