Como a Internet das Coisas está invadindo o mundo dos esportes

Imagine um lugar onde sensores estão em todos os lugares: bolas, bastões e até mesmo nas roupas dos jogadores. Essa é a visão do CEO da Zepp Labs do futuro.

O CEO da Zepp Labs, Jason Fass, imagina o futuro dos esportes como um lugar onde sensores estão em todos os lugares: bolas, bastões e até mesmo nas roupas dos jogadores. E é bem difícil não acreditar nessa visão.
Grande parte do trabalho feito com esportes é coletar e analisar dados – e os sensores dispõem de muito mais informações para se trabalhar. Melhorar o seu próprio jogo com visualizações em 3D de um tacada no golfe também faz parte disso.
“Acreditamos que toda bola, bastão, raquete, taco, luva, capacete estará digitalmente conectado”, disse Fass. “Estamos construindo uma plataforma da empresa para habilitar essas experiências e capturar todos esses dados.”
A Zepp fabrica sensores para beisebol, tênis e golf, e agora tem mais dinheiro para investir em desenvolvimento de mais produtos. Nessa semana, a empresa anunciou que recebeu 15 milhões de dólares em um financiamento adicional. A GGV Capital liderou a rodada de financiamento com a participação de Legend Capital, Bertelsmann e Cherubic Ventures.
Os sensores da empresa com sede na Califórnia possuem dois acelerômetros, um giroscópio e um processador ARM.
Em um bastão de beisebol, por exemplo, o sensor pesa 6 gramas e fica anexado à parte onde o jogador segura o taco. Uma bateria pode fornecer horas de fluxo de dados contínuo via Bluetooth. Entre as características medidas pelo sensor estão a velocidade do balanço do taco, o ângulo de impacto e a quantidade de tempo que o bastão passa pela zona de rebatidas.
Os sensores, que são vendidos por 149 dólares cada, podem produzir tipos de métricas similares para golf e tênis. Os dados são coletados e usados em um aplicativo móvel.
Rede em campo
A Zepp é uma espécie de empresa de Internet das Coisas. Ela está construindo um universo de dispositivos conectados, mas seus produtos ainda não controlam da mesma forma que o Nest, a fabricante de termostato comprada pelo Google e que controla a temperatura do ambiente via app.
Com o tempo, Fass acredita que as equipes esportivas terão sensores em todos os equipamentos. Por exemplo, em futebol americano, treinadores poderão medir a aceleração do receptor de largura, a velocidade do quarterback, ou mesmo a velocidade do seu braço. “Isso vai depender de empresas de tecnologia, como nós, fazer um produto discreto”, disse.
Esses sensores trarão fluxo de dados. Nos últimos 30 dias, Fass disse que a sua tecnologia foi usada por clientes para coletar dados de 500 mil tacadas de golf.
A empresa considera sua principal tecnologia o seu software, que transforma os dados do sensor em métricas úteis. Mas este setor da indústria também se interessa por melhorias em tecnologias como a energia da bateria, uma vez que visa diminuir o tamanho dos sensores. A bateria mede cerca de metade do volume do sensor, e um pouco menos do que a metade de seu peso, disse Fass.
Todo o campo da integração de tecnologia de sensores em esportes é uma questão emergente, com novos produtos ganhando a cena. Na recente Consumer Electronics Show, em Las Vegas, um destaque foi a bola de basquete equipada com sensor pela Infomotion Sports Technologies. A 94Fifty inteligente Sensor Basketball, que custa 295 dólares, fornece dados sobre arremesso, velocidade, drible e outras métricas.
A Gartner estimou que o mercado de dispositivos eletrônicos vestíveis, juntamente com os aplicativos e serviços de fitness e saúde pessoal, vale 1,6 bilhões de dólares no mundo no ano passado. A expectativa é que esse montante chegue a 5 bilhões até 2016.

Fonte: IDGNOW!

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