App brasileiro ajuda geólogos na descrição de rochas

Fernando Paiva
O trabalho dos geólogos é fundamental para a indústria do petróleo. A partir da análise de rochas coletadas em locais onde são feitas perfurações, eles são capazes de estimar a qualidade e quantidade de petróleo existente. Uma das tarefas desses profissionais é chamada “descrição por testemunho” e consiste em uma detalhada descrição visual da rocha. Esse trabalho acaba de ficar mais fácil com a ajuda da tecnologia móvel, ou, mais precisamente, de um tablet Android com o aplicativo Strataledge, desenvolvido pela gapucha Endeeper e lançado comercialmente há um mês.

A descrição por testemunho é feita com rochas que são retiradas por uma broca cilíndrica e armazenadas em galpões próximos ao local da perfuração. Geralmente o geólogo faz a descrição através de anotações e desenhos em papel, para depois transcrever para o computador, no escritório. Com o Strataledge, o trabalho é feito direto no tablet e exportado depois para o PC. O app padroniza o registro das informações, facilitando a sua busca a posteriori em bancos de dados, além de agilizar o trabalho do profissional. “O Strataledge diminui a carga de trabalho do geólogo e melhora a qualidade da análise. É um bom auxílio para aquele profissional que está começando. Um dos focos que temos são as universidades, como cursos de geologia, para que o app faça parte de seus laboratórios”, explica Luiz Henrique Boff, CEO da Endeeper. Além da indústria de petróleo, o app pode servir também para empresas de mineração. Este vídeo no YouTube demonstra o seu funcionamento.

O Strataledge é vendido como serviço, por uma mensalidade de US$ 140, ou pode ser adquirido, por US$ 2,1 mil, e está disponível para download na Google Play.

A empresa levou três anos para desenvolver o aplicativo. O trabalho foi feito todo internamente, com recursos do Sebrae e apoio do CNPQ e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com a experiência adquirida ao longo do projeto, a Endeeper pretende avaliar a criação de outros produtos móveis.

Esse foi o primeiro aplicativo móvel criado pela empresa, que é especializada em softwares de geologia para a indústria de petróleo. Seu primeiro produto foi um software de petrografia, que hoje é usado pela Petrobras. A Endeeper está localizada no Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.

Fonte: Mobile Time



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021