7 dicas para desenvolver conteúdo que sobreviva aos virais da internet

As marcas devem pensar à frente do buzz e criar conteúdo compartilhável em qualquer momento. 

POR ABY LEAGUE, pesquisadora e escritora de negócios, tecnologia, saúde e tendências


Para o Advertising Age

Pelo menos dois blogs eram criados a cada segundo de 2013. Como se isso não fosse excessivo o bastante, seu conteúdo hoje compete com 152 milhões de blogs na internet. Embora não haja dúvida de que o conteúdo viral seja o passaporte para a fama da geração digital, o teste real de um conteúdo é sobreviver ao tempo e às atualizações constantes do Google.
Caso você não saiba, o Google agora dá recompensas a conteúdos de todos os tipos, que podem ser classificados como “evergreen”, informações saudáveis, valiosas, que trazem insights e, mais importante, ajudam os consumidores. Então, se você dedicar seu budget e seu tempo em conseguir sua própria versão dos 15 minutos de fama com um vídeo viral, dedique algum tempo e esforço para moldar a fonte de conteúdo da sua marca. Segue uma lista de como criar conteúdo robusto:

1. Relevância significa lucro. Faça uma lista de seus blogs. Eles estão estruturados para resolver problemas ou superar um desafio com a ajuda de seu produto ou serviço? Os criadores de conteúdo consideram como os blogs estarão após um ano desde sua estreia? Esses blogs ajudarão a criar um posicionamento positivo dos consumidores quando eles fazem buscas online off-line?

2. Conteúdo atemporal é aquele que oferece respostas a questões importantes para os consumidores. Se o consumidor busca por determinado assunto, é provável que ele esteja precisando muito da melhor resposta que virá nos melhores termos. Esse termo abre uma série de ideias para sua marca colocar na seção das “perguntas frequentes” do site. Em vez de ser genérico e monossilábico, encare os problemas que seus consumidores estão enfrentando. Dessa forma, fale de forma concisa e direta para uma audiência receptiva.

3. Exclua os experts. A maneira mais prática e tática para trazer informação é escrever e planejar sem experts em mente. Afinal, a maioria dos leitores são entusiastas ou iniciantes que ainda precisam lapidar suas habilidades. Libere seus blogs, tutoriais e feeds de social media dos jargões intimidantes em troca de analogias e até boards no Pinterest. Eduque seus consumidores de uma forma engajadora e interativa.

4. Marketing de nicho é o santo graal do conteúdo perene. Para aqueles que ainda procuram maneiras em tornar o blogging eficiente, olhe para o espectro de seus consumidores em potencial. Faça um perfil deles da forma mais pessoal possível. Isso significa que seu conteúdo pode ter tons pouco ou muito diferentes para cada nicho do seu mercado. Se você serve um vasto mercado de pais, procure tipos específicos de pais e mães. São pais caseiros e mães trabalhadoras? A melhor parte dessa estratégia de content marketing? Conseguir influenciadores nos menores nichos é mais rápido e fácil.

5. Corra a maratona. Viral é a estratégia de marketing online que morre assim que outro viral aparece. Pense na criação de conteúdo com uma mente de maratonista. Obviamente leva mais tempo para completar, mas vá para a prontidão e o compartilhamento que farão sua audiência se fortalecer.

6. Seja consistente. Quando conseguir o resultado desejado, mantenha o retorno de leitores com alguns movimentos: publicações consistentes, promoções e conteúdo engajador. Utilize infográficos e apresentações no SlideShare.

7. Conteúdo duradouro deve ser parte de sua prática de blog, mas não pare por aí. Os melhores conteúdos são aqueles que são compartilhados sempre que houver a oportunidade. Eles também devem ser atualizados de tempos em tempos, então mantenha o conteúdo pulsante e fresco. Abrace a evolução, a simplicidade e a muitas vezes ignorada inovação.

 

Fonte: Proxxima 



Vamos tomar um café?

Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua empresa e, assim, propormos as melhores estratégias de marketing digital. Aumente seu volume de negócios, conte com a gente!


Whatsapp (19) 9 9958-8021